XXIII CONCURSO LITERÁRIO “MANUEL MARIA BARBOSA DU BOCAGE”
2024
REGULAMENTO
Preâmbulo
A LASA - Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, em consonância com a sua Missão e objetivos, leva a efeito, no ano de 2024, o XXIII Concurso Literário “Manuel Maria Barbosa du Bocage” como forma de promover a criatividade no campo da poesia, de incentivar o aparecimento de novos valores e de divulgar a obra do grande poeta português, nome incontornável da história cultural, nascido em Setúbal em 1765, tendo como parceiros a Câmara Municipal de Setúbal e as Juntas de Freguesia de S. Sebastião e da União das Freguesias de Setúbal.
Art.º 1º - Modalidade
A modalidade do concurso é Poesia, podendo concorrer autores sem restrição de idade ou nacionalidade.
Art.º 2º - Critérios de Apresentação
1 – Todas as obras apresentadas a concurso deverão ser originais e inéditas e estar redigidas em língua portuguesa (acordo ortográfico de 1990 ou de 1945).
2 – As obras a concurso deverão obedecer aos seguintes critérios:
. Trabalhos em formato A4;
. Tipo de letra: Times new roman, tamanho 12;
. Espaçamento de parágrafos de 1,5 cm e margens laterais de 2,5 cm;
. Cada página não pode conter mais do que um poema;
. Limites: mínimo de 20 páginas; máximo de 30 páginas (incluindo elementos tais como folha de rosto ou outras adições, ao critério dos autores).
3 – A paginação será a uma coluna, com excepção de poemas cuja forma estética/gráfica, na intenção do poeta, obrigue a uma liberdade diferente na ocupação do espaço, desde que não contrarie as alíneas anteriores.
Art.º 3º - Apresentação de Candidaturas
1 – É possível o mesmo candidato concorrer com o máximo de dois trabalhos. Contudo, cada trabalho deverá ter um pseudónimo diferente e respeitar as disposições do Art.º 2.º.
2 – Os trabalhos concorrentes deverão manter-se inéditos até à sua publicação em livro, pela LASA, nos termos do presente regulamento.
2.1 – Entende-se por trabalho inédito todo aquele que não tenha sido anteriormente publicitado, por qualquer forma ou meio, incluindo o suporte virtual.
3 – Os trabalhos deverão ser enviados por correio eletrónico até ao dia 31 de Maio de 2024 para o seguinte endereço:
concursoliterariobocage@gmail.com
4 – A LASA reserva-se o direito de não admitir a concurso os trabalhos que, por qualquer motivo, não sejam recebidos dentro da data-limite.
5 – Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente em formato PDF, em anexo a um e-mail, mencionando em assunto o concurso a que se destinam, devendo o autor identificar-se com um pseudónimo no próprio trabalho.
6 – O e-mail deve conter em separado um segundo anexo com a identificação do autor mencionando o pseudónimo, nome, idade, nacionalidade, naturalidade, profissão, local de residência, telefone e/ou endereço electrónico e número do Cartão de Cidadão ou de documento equivalente.
7 – Para se poder garantir o anonimato junto do Júri, o nome do concorrente só pode constar na ficha de identificação indicada no ponto anterior.
8 – Não poderão ser candidatos a este concurso os vencedores dos "Concursos Literários Manuel Maria Barbosa du Bocage” de 2022 e de 2020, os elementos dos Corpos Sociais da LASA e os membros do Júri.
9 – Os elementos solicitados no n.º 6 deste artigo servem apenas para efeito deste concurso.
Art.º 4º - Organização
1 – Ao Júri só serão distribuídos os ficheiros contendo os trabalhos concorrentes, nos quais constam os respectivos pseudónimos.
2 – A identificação do autor do trabalho vencedor, só será dada a conhecer após a decisão do Júri.
3 – Não haverá devolução de trabalhos.
Art.º 5º - Júri
1 – O prémio será atribuído por um júri de selecção, que avaliará os trabalhos concorrentes.
2 – O júri, convidado pela Direcção da LASA, terá a seguinte constituição:
. Dr. Jorge Manuel Dionísio Martins Roque, poeta, Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.
. Dr. José-António Chocolate, poeta, Casa da Poesia de Setúbal.
. Dra. Maria Isabel Direito Pintão Pereira de Melo, poeta, Lasa - Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão.
3 – A atribuição do prémio será decidida por maioria de votos, reservando-se o júri o direito de não atribuir o prémio se a qualidade dos trabalhos concorrentes assim o justificar.
Art.º 6º - Prémios
1 – A decisão do júri, da qual não haverá recurso, será tornada pública através do site da LASA, em www.lasa.pt, na página da instituição na rede social Facebook e na imprensa regional.
2 – A apresentação do trabalho premiado e a entrega do prémio ocorrerá em cerimónia pública, que terá lugar em local, data e hora a indicar oportunamente, divulgada da mesma forma mencionada no ponto anterior.
3 – O prémio será entregue pessoalmente ao vencedor ou seus representantes, desde que possuidores de procuração notarial (condição obrigatória), em cerimónia pública.
4 – O trabalho vencedor será publicado em livro pela LASA, a quem pertencem os respectivos direitos (e receitas) relativamente à primeira edição, e terá uma tiragem inferior a 500 exemplares.
5 – A edição do livro com o trabalho premiado neste "XXIII Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage - 2024" terá apresentação pública em 15 de Setembro de 2025, Dia de Bocage e da Cidade de Setúbal.
6 – Ao autor do trabalho premiado serão entregues 50 (cinquenta) exemplares da edição promovida pela LASA e um prémio monetário.
7 – O prémio monetário será de € 1 500,00 (mil e quinhentos euros).
Setúbal, em 8 de Abril de 2024
A Presidente da Direcção da LASA
M. Joaquina C. Soares